top of page

Como curar as aftas na boca

  • infosis digital
  • 3 de out. de 2016
  • 3 min de leitura

As aftas na boca são uma incômoda condição que gera muitas dores a quem sofre delas. Apresentam-se na parte interna da boca, normalmente próximo das bochechas, na parte de dentro dos lábios ou na língua, produto de uma lesão por toque, uma mordidela, uma infeção, mudanças hormonais, uma diminuição nas defesas ou inclusive por deficiências nutricionais. Tratam-se de lesões muito dolorosas, abaixo algumas dicas:

1) O sal é um dos antissépticos mais baratos e eficientes que existem, pelo que é um excelente aliado para curar aftas na boca de forma natural. Misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna e enxague a sua boca com o líquido, dando ênfase na zona onde se encontra a afta. Depois cuspa a água.

Repita este processo três vezes ao dia e verá como pouco a pouco a afta na sua boca começa a cicatrizar.

2) Entre os remédios caseiros para curar as aftas na boca também encontramos o bicarbonato de sódio, que tal como o sal funciona como um bom antisséptico. Pode misturá-lo com meio copo de água e enxaguar, ou preparar uma mistura para aplicar diretamente sobre as aftas. Junte um pouco de água e um pouco de bicarbonato na mesma quantidade, misture até se formar uma pasta e aplique-a diretamente sobre a sua afta. Pode repetir três vezes ao dia.

3) A água oxigenada é também um excelente remédio para curar as aftas na boca. Pode pegar num cotonete daqueles que se usam para limpar as orelhas, mergulhá-lo na água oxigenada e aplicá-lo diretamente sobre a afta. Pode fazer este processo três vezes ao dia, esta mistura ajudará a acalmar as dores e a prevenir a infeção.

O enxaguante bucal também costuma acalmar as dores originadas pelas aftas na boca, originando um alívio imediato e controlando a formação de bactérias.

4) Estes remédios caseiros ajudarão a curar as aftas na boca pouco a pouco, mas se quiser lidar também com a dor que estas produzem pode colocar um pouco de gelo na zona afetada. O gelo ajudará a diminuir a inflamação e a acalmar a dor, cicatrizando um pouco a afta. Faça-o tantas vezes ao dia como as que necessitar.

Outro tipo de analgésicos como o ibuprofeno podem também ser úteis para acalmar a dor, tome-os por via oral seguindo sempre as prescrições do medicamento.

5) Alimentos como o iogurte, devido ao ácido do leite e as bactérias que contém, podem ajudá-lo a mudar a composição do PH da sua boca controlando assim a formação de bactérias. Comer um iogurte por dia é um bom remédio caseiro especialmente se sofrer de aftas com frequência.

Também pode aplicar diretamente na sua afta, com um cotonete, leite de magnésio ou qualquer antiácido, que lhe ajudará igualmente a neutralizar a formação de bactérias.

6) Se tem aparelho nos dentes é comum que pelo toque e as constantes consultas ao dentista se formem feridas ou aftas na sua boca.

Mas se estas aparecerem com frequência e sem motivo aparente, ou seja, sem ter havido um toque, uma mordida ou uma lesão de qualquer tipo, é importante consultar o seu médico para descobrir a razão pela qual estas lesões aparecem muitas vezes, uma vez que se pode tratar de um sintoma de outro tipo de condições como um vírus ou um transtorno intestina

7) Além disso, é importante cuidar da sua dieta para melhorar o quanto antes e não aumentar a lesão. No nosso artigo o que comer se tenho aftas poderá encontrar as melhores alternativas para a sua alimentação enquanto tem esta lesão.

Embora se tratem de lesões muito incômodas, é possível prevenir a sua formação. No nosso artigo como evitar as aftas na boca explicamos-lhe o modo adequado de o conseguir.

8) Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como curar as aftas na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Fonte: umcomo.com.br

 
 
 

Comments


  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round

© 2016  Infosisdigital - Todos os direitos reservados

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page